28 de out. de 2010

O processo de informatização dever ser considerado como um todo, levando em conta todos as variáveis envolvidas e onde se pretende chegar.

A cada dia a informatização vem assumindo seu papel de importante recurso para a administração da pecuária. Para sua plena utilização é necessário o emprego de ferramentas adequadas com as funcionalidades necessárias à administração do sistema de produção adotado pela empresa rural. O resultado esperado do processo é o suporte adequado para a tomada de decisão e elaboração de planejamentos. Veremos no desenrolar do material que alguns cuidados devem ser tomados na escolha destas ferramentas.

A gestão dos recursos informacionais da fazenda não ocorre com a utilização isolada de um sistema de informação ou um software. Devemos elaborar e discutir o conjunto de processos de fluxo de informações, com o intuito de fornecer o suporte adequado ao sistema. A definição clara das pessoas que estarão envolvidas e a capacitação das mesmas são fundamentais. Nenhum sistema de informação específico para administração de fazendas resolve o problema sozinho. Ele não passa de uma ferramenta que irá organizar e armazenar o produto de um eficiente trabalho de coleta de dados produzindo novas informações que serão utilizadas pelos gestores para os mais diversos fins.

Um comentário: